Aprendendo a conhecer.
Pensar é voar sobre o que não se sabe.Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas.As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Somente as perguntas nos permitem andar pelo mar desconhecido.(Rubem Alves).
Quando somos crianças,estamos abertos para o mundo,Queremos aprender tudo com todos. Temos consciência que não sabemos nada e pensamos que os outros sabem tudo.Quando jovens, começamos a buscar nossas próprias respostas e questionamos o saber dos adultos,que nos parecem muito conservadores e perdidos.E encontramos nossas próprias respostas.Pensamos que sabemos tudo e que os outros não sabem nada. Já adultos,percebemos que a realidade é muito mais complexa do que nossas explicações e que as coisas mudam,assim como as teorias.Quanto mais avançamos em idade,sabemos que nada sabemos.
Cada um de nós tem uma forma peculiar de ver o mundo lidar com as novidades e de reagir a situações complicadas.
Diante de situações idênticas,uns senten-se calmos e outros se apavoram;os fracassos frustram uns e estimulam outros;enfrentar novos desafios assusta uns e motiva outros. O mais importante é como encaramos os acontecimentos,os filtros que colocamos,o significado que lhes atribuimos.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário